O escritório Henning Larsen venceu o concurso para projetar a primeira escola primária da Dinamarca com a certificação Nordic Swan Ecolabel. Realizado em colaboração com SKALA Architects, BO-HUS, ETN Arkitekter, Autens e MOE, o projeto oferece um ambiente de aprendizagem saudável e produtivo para todos os seus alunos.
Localizada em Sundby, a nova escola apresenta espaços internos e externos flexíveis. O projeto visa fortalecer e construir uma ponte entre a comunidade local, as associações de Sundby, e a vida esportiva e cultural. O programa inclui uma biblioteca, um café, atividades esportivas e uma escola de música, em espaços organizados de modo a convidar a comunidade para dentro da escola.
Eva Ravnborg, Diretora de Projetos da Henning Larsen, comentou:
Decidimos, no início do processo criativo, que a nova escola deveria formar uma unidade com a paisagem, e que nosso campo de trabalho se situava entre a aprendizagem e a paisagem. Não se trata apenas de aprendizagem que ocorre no interior do edifício, mas em todo o trajeto de ida e volta para a escola e a forma como a escola se conecta à comunidade.
O projeto tem capacidade para 580 crianças e 100 funcionários, distribuídos em dois pavimentos.
A certificação Nordic Swan Ecolabel é concedida com base em uma variedade de considerações ambientais que incluem fatores de sustentabilidade – baixas emissões, baixo consumo de energia e redução de resíduos –, bem como aspectos de saúde e conforto, como ventilação, luz natural, ruído e exposição a produtos químicos.
Via Henning Larsen